O Poder do Conteúdo Gerado pelo Usuário no Marketing Digital Brasileiro

By Sascha

Revolução no Marketing Digital: Desvendando o Poder do Conteúdo Gerado pelo Usuário no Brasil

Tabela de conteúdo

O Marketing Digital é um segmento que está sempre atrás de novidades e tendências. Com isso, novas estratégias surgem a uma velocidade impressionante. Nos últimos meses, profissionais da área têm reforçado o poder do conteúdo gerado pelo usuário. 

Se você ainda não sabe o que é isso, então fique atento às nossas dicas, pois elas podem alavancar os seus negócios. 

O termo em inglês USG (User Generated Content) vem aparecendo com mais frequência em textos e conteúdos voltados aos profissionais do ramo, com isso, muitas pessoas se perguntam sobre o real poder do conteúdo gerado pelo usuário.

No Brasil, um dos países que mais utilizam as redes sociais no mundo, o conteúdo gerado pelo usuário tem grande poder de influência. Por isso, você não pode criar um planejamento de marketing digital sem pensar neste campo.

Para entender melhor a influência deste conteúdo no marketing digital brasileiro, em primeiro lugar, você precisa entender direito o que é conteúdo gerado pelo usuário. 

 

O que é conteúdo gerado pelo usuário?

É muito comum o uso do termo USG, ou conteúdo gerado pelo usuário, por estrategistas de marketing digital. E sua explicação é simples, porém fundamental, para que você crie estratégias bem sucedidas.

O conteúdo gerado pelo usuário é o material que os usuários, normalmente clientes, compartilham sobre um determinado produto ou serviço.

Portanto, o conteúdo gerado pelo consumidor, e não pela marca, se concretiza sempre que um usuário faz uma ação como:

  • Compartilhar imagens do produto

  • Avaliar produto

  • Deixar comentário na página de vendas

  • Publicar um vídeo utilizando o produto

No Brasil, o conteúdo gerado pelo usuário tem grande valor, por vivermos em um país socialmente ativo, não apenas nas redes sociais, mais presencialmente também.

O consumidor do nosso País, por ter um perfil que gera muita atividade social, também tem poder de influenciar a percepção de outras pessoas, através de suas publicações em redes sociais.

Essa informação é importante para empresas e marcas que desejam utilizar a ferramenta de conteúdo gerado pelo usuário no marketing digital. Dessa forma, podem enxergar uma oportunidade de alcançar um público maior através de engajamentos orgânicos com seus clientes satisfeitos.

 

Vantagens do conteúdo gerado pelo usuário

Vale destacar que, normalmente, os perfis pessoais recebem engajamento maior que os empresariais. Por isso, proporcionalmente, o conteúdo gerado pelo usuário tem o potencial de chegar mais longe e gerar maior impacto do que o conteúdo gerado pela empresa.

Portanto, adotar o conteúdo gerado pelo usuário como parte das estratégias de marketing digital não é apenas uma questão de tendência, mas também de valorizar a opinião de seu cliente.

Essa técnica tem transformado a forma de as empresas se relacionarem com seus clientes. A criação de vídeos, textos, fotos e demais formatos diretamente pelo consumidor cria uma conexão mais autêntica.

Quando uma pessoa vê o conteúdo de outra pessoa, e não de uma empresa, ela se identifica melhor, aumentando a probabilidade de engajamento.

Pense no seguinte. Uma empresa divulgando que seu produto é bom já é algo que esperamos. Mas, um conhecido seu (ainda que apenas das redes sociais, como um influenciador) mostrando que usou este produto, ou serviço, e que está satisfeito, tem um efeito mais pessoal.

Mas o conteúdo criado pelo usuário no marketing digital tem outra vantagem, além de aumentar o engajamento, é que eleva a percepção de confiança. Pois este conteúdo funciona como uma prova social.

Como vivemos em um País onde as relações pessoais são muito fortes, essa prova social tem um peso ainda maior, se comparado a outros lugares, onde as pessoas se relacionam com menos intensidade.

 

Como estimular o conteúdo gerado pelo consumidor?

Agora que você já entendeu a importância e o poder do conteúdo gerado pelo usuário no marketing digital brasileiro, então, você deve estar pensando: e como estimular o consumidor a gerar conteúdo sobre o meu produto, ou serviço.

Se você quer fazer isso em sua empresa, ou sua marca, em primeiro lugar, você precisa criar uma cultura de comunidade, ou seja, interagir bastante com seus consumidores, ou seguidores.

Avalie as plataformas digitais que você está inserido e veja como se relacionar adequadamente com seus clientes, em cada uma delas.

Uma forma eficiente de fazer isso, é criar hashtags, para incentivar seus consumidores a mostrarem que estão usando seu produto, usando a hashtag que você criou.

Nos primeiros estágios, talvez seja indicado criar promoções e ofertas. Assim, seu público terá uma motivação para adquirir seu produto. Em seguida, se as expectativas forem alcançadas, ou superadas, é natural esperar o compartilhamento de postagens sobre o seu produto.

Também é recomendável que você facilite o compartilhamento de seu conteúdo, criando botões e atalhos em seu site, por exemplo. Além disso, disponibilizar comentários e avaliações é essencial para você mensurar a satisfação de seus clientes.

Pense em como recompensar aqueles usuários que criam conteúdo de qualidade. Eles podem se transformar em “embaixadores” da marca.

Essas são algumas formas básicas para você estimular o conteúdo gerado pelo consumidor. Ao colocar em prática essas ações, lembre-se, porém, de sempre deixar claro para o cliente que tipo de conteúdo você valoriza.

Regras e diretrizes bem explicadas são fundamentais para que não haja frustrações por qualquer uma das partes.

A marca Havaianas, por exemplo, criou uma campanha incentivando pessoas a usarem o chinelo de forma natural. Intitulada de “o desafio do chinelo”, a campanha foi um sucesso, alcançando milhares de clientes de forma natural.

 

Explore o potencial do conteúdo gerado pelo usuário

Portanto, uma estratégia bem elaborada com intuito de estimular o conteúdo gerado pelo usuário exige planejamento e visão a longo prazo. Não espere resultados rápidos logo de início. Além disso, atue sempre com ética e autenticidade.

O material criado pelos usuários precisa ser original e espontâneo. Este é um desafio que você vai enfrentar no começo. Caso contrário, sua imagem poderá ficar arranhada.

O potencial de alcance do conteúdo gerado pelo usuário é uma ferramenta indispensável nas estratégias de marketing digital brasileiro. 

Portanto, não espere mais, comece a desenvolver sua estratégia baseada em conteúdo gerado pelo usuário agora mesmo, e alcance públicos além de suas fronteiras.

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