Por que sua Estratégia de Mídias Sociais Precisa de Conteúdo Gerado pelo Usuário

By Alanna

Potenciando o Marketing Digital: A Ascensão do Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC) e Seus Benefícios Inegáveis

Tabela de conteúdo

No mundo digital, conquistar a atenção de potenciais clientes e alcançar público maior está ficando cada vez mais difícil. Por isso, novas técnicas de marketing digital surgem constantemente. Uma dessas estratégias, que tem mostrado grande retorno, é o conteúdo gerado pelo usuário.

Desde sua criação e popularização, as mídias sociais, inicialmente projetadas para pequenas relações pessoais, logo se transformaram em grandes canais de divulgação de conteúdo.

Buscando atrair esse público, empresas começaram a utilizar as mídias sociais para divulgar publicidade e propaganda, no formato tradicional. Porém, logo se percebeu um comportamento diferente e relevante: a interação.

As empresas perceberam que as pessoas gostam de interagir com conteúdo que transmitem experiências e histórias pessoais e reais.

É aí que surgiu o conceito de conteúdo gerado pelo usuário, que leva a sigla UGC (User Generated Content). Trata-se de vídeos, fotos ou textos produzidos pelos usuários, e não pelas empresas, testemunhando a eficiência e qualidade de um serviço ou produto.

Essa prática aumentou ainda mais quando os canais sociais disponibilizaram a possibilidade de “marcar” alguém, como uma pessoa ou marca. Este tipo de conteúdo gera uma conexão que a publicidade comum não consegue, por questões como:

  • Pessoas confiam em pessoas

  • Conteúdo natural tem maior poder de alcance

  • Histórias criam conexões (storytelling)

  • Experiências pessoais geram confiança

Por isso, hoje, a UGC tem sido usada com tanta frequência, por especialistas em estrategistas de marketing digital. Com essa ferramenta é possível criar laços de confiança com seus clientes.

 

Valor do conteúdo gerado pelo usuário

As pessoas têm uma percepção diferente entre um conteúdo gerado pelo usuário e uma publicidade comum. Vamos a um exemplo prático. Quando você está navegando pelas suas redes sociais e vê alguém que você segue usando um processador, falando de suas funcionalidades como ele prepara salada, torta e outras coisas em pouco tempo, a probabilidade de você confiar nessa pessoa é bem maior do mais do que você confiria ao ver uma publicidade com uma atriz falando, basicamente, as mesmas coisas.

Isso acontece porque ao invés de ver um anúncio comum, que sempre desperta desconfiança, você está vendo uma pessoa imparcial falando do produto. 

Pesquisas indicam que até 90% dos usuários analisam as avaliações de um produto antes de decidir comprá-lo. Além disso, cerca de 50% dos consumidores lembram-se mais facilmente de um UGC do que de um conteúdo criado pela própria marca.

Isso acontece porque o conteúdo criado pelo usuário é um material criado por pessoas que julgamos confiáveis. Em nosso inconsciente pensamos em algo como “ele não tem interesse pessoal em falar bem desse produto”. Você julga que isso está sendo feito porque o produto é bom mesmo.

Com certeza você já foi a um restaurante por indicação de um conhecido ou porque viu boas avaliações na internet. Podemos dizer que você tomou uma ação baseado em conteúdo gerado pelo usuário.

 

Por que UGC aumenta o engajamento?

Quando um usuário posta uma foto de um celular e descreve a qualidade da câmera, do microfone, de sua alta capacidade de armazenamento e outras qualidades que tornaram sua rotina mais prática, você não está vendo só uma publicidade, mas sim uma experiência positiva de um consumidor.

Assim, o conteúdo gerado pelo consumidor gera um impacto maior do que aquele criado pela própria empresa. Ou seja, o produto tem um alcance muito maior do que suas próprias postagens.

Por isso, as empresas se preocupam tanto em entender como funcionam os algoritmos de cada rede social, para criarem conteúdos que gerem interação, pois a interação é interpretada pelos algoritmos como uma postagem relevante. Isso faz com que a própria rede social amplie um pouco mais o alcance da postagem original.

É importante que as marcas criem incentivos para que seus usuários compartilhem conteúdo. Isso pode ser feito através de concursos para que seus clientes postem fotos e vídeos de algum produto, usem uma determinada hashtag ou, de qualquer outra forma, deem um feedback sobre o produto.

Por outro lado, as mídias sociais também são beneficiadas pelo conteúdo gerado pelo usuário, pois isso gera mais engajamento e mais tempo de uso da plataforma.

 

Custos do Conteúdo Gerado pelo Usuário

Outro benefício, indiscutível, do conteúdo gerado pelo usuário é o baixo custo. Uma propaganda profissional, por mais simples que seja, sempre tem algum custo de produção e divulgação.

O conteúdo gerado pelo usuário é um material de divulgação que seu próprio cliente faz para você, por isso, não tem custos. Ainda que você incentive um ou outro influenciador para usar seu produto e falar sobre ele, o custo tende a ser muito mais baixo do que uma propaganda convencional.

Se você cria uma hashtag e as pessoas usam esse recurso, você tem um canal de feedback importantíssimo.

Isso é muito utilizado, por exemplo, nos Stories do Instagram, onde as empresas repostam elogios de seus clientes, mostrando que seu produto é realmente confiável, pois, agora, não é apenas você que está falando, mas pessoas reais e imparciais.

Uma marca que usa muito bem isso foi a Desinchá, que promove constante campanhas em suas redes sociais. Uma que merece destaque foi o desafio #desinchá, que alcançou mais de 10 milhões de pessoas e mais de 900 conteúdos orgânicos.

 

Por que incentivar o conteúdo gerado pelo usuário?

Portanto, o conteúdo gerado pelo consumidor é uma estratégia que não pode ser deixada de lado em quem gerencia o marketing digital de uma conta em rede social.

Através da UGC os valores de um produto são impactados por diversos fatores, como:

  • Autenticidade

  • Confiabilidade

  • Interação de uma comunidade

  • Alcance orgânico

  • Custos baixos

O conteúdo gerado pelo usuário constrói uma base sólida de confiabilidade entre consumidor e marca, um aspecto cada vez mais valioso para a continuidade de um negócio.

Por isso, essa estratégia não deve ser visto como uma parte complementar de um planejamento de marketing, mas como uma peça essencial para quem deseja prosperar na era digital.

Podemos concluir, portanto, que se você quer criar um negócio sólido e contínuo, o estímulo ao conteúdo gerado pelo usuário deve ser uma estratégia constante em seu planejamento.

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